terça-feira, 20 de outubro de 2009

Caio Fernando Abreu

Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso.
A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para alguém especial

A vida é cheia de surpresas, pois foi pro acaso que te conheci. Não achava que fosse significar algo para mim, não por você, mas por tudo que eu havia passado antes de te conhecer, por estar completamente "fechado" para novas amizades.
Como sempre me enganei, pode até parecer que não, pode achar que é exagero ou algo parecido, mas você realmente se tornou alguém muito importante na minha vida, e nem imagina o quanto me ajudou.
Agora não penso em outra coisa a não ser estar perto de Ti. E espero que não saia da minha vida assim como entrou, ao acaso. aliás, espero que não saia, pois você é muito especial.

Mensagem que uma amiga escreveu em 2007

Família

Não poderia deixar esse momento passar em branco. É bastante curioso tentar entender porque de sermos amigos. Sinceramente sempre pensei que existisse amizade, mas não como a nossa. São simples momentos que fazem com que, apesar de tantas brigas, continuemos um do lado do outro. De cabeça quente dizemos que nunca mais iremos olhar para a cara daquela pessoa, que na realidade são tão especiais, mas se pensarmos bem não há motivo nenhum para isso. Para que deixar de conversar com um amigo, se o mais importante que temos são as conversas jogadas fora, as gargalhadas, os esporros por algo que fizemos errado? Sei que esse ano foi complicadíssimo para todos. Que as minhas brigas com a Popa foram para mostrar que apesar de tudo, estaremos, sempre uma ao lado da outra. Que as ordens de Thobias para Janan o incomodava, mas era para o seu bem. Que as discussões de Kanário e Cobrador foram problemáticas sim, mais que nada que a força de vontade não resolva. A, não posso esquecer do nosso integrante sem problemas, pelo menos aparentemente ( Xuxa, começo do ano estava cheio de problemas), ele é do tipo: sou amigo de todos, mais é importantíssimo. No final, a força da nossa amizade vence todas as diferenças. Aliás, para que diferenças se somos amigos? Quando erramos nos perdoar e esquecer. Se tivermos defeitos devemos superar isso. Trocamos segredos e respeitamos as divergências. Nas horas incertas, sempre chegamos ao momento certo. Amparamo-nos, defendemo-nos sem pedir. Mostramo-nos amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer. Aceitamos-nos, sem querer mudanças. Estamos sempre presentes, não só nos momentos de alegria compartilhando prazeres, mas principalmente nos momentos difíceis. Espero que estejamos juntos para sempre apesar da distancia. Que fique todas as coisas boas e se vá todas as coisas ruins que aconteceram conosco. E que ano que vem continue essa linda amizade. Amo vocês.

Melania Merlo Ziviani

DISCURSO QUE FIZ COMO ORADOR DA MINHA FORMATURA NA EAFST EM 2008

Bom dia

É com muita honra que, em nome da turma de formandos 2008 da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, me coloco diante de todos vocês: Diretor, Professores, Funcionários, Pais, Familiares, enfim... Amigos.

Esta data será lembrada como dia de festa, de alegria, de dever cumprido, de momentos especiais, de risos, de lágrimas, de encontros, de despedidas, de desejos, de inspirações, de quietude, de abraços e de união. Entretanto, o dia de hoje é sobretudo, um dia de agradecimentos, de reflexões, pedidos e lembranças.

Agradecimentos: a Deus, pelo dom da vida e pela permissão de estarmos hoje aqui, aos pais, que sempre nos deram todo o apoio necessário, aos professores e funcionários que sempre estiveram dispostos a nos ajudar e a força inabalável que nos ajudou a vencer todas as etapas necessárias.

Reflexões: pois, daqui em diante, precisaremos de mais organização, responsabilidade e força, parar e pensar antes de qualquer decisão.

Pedidos: aos dirigentes desta IFE, que corrijam todas as falhas cometidas durante nosso período na escola, para que os próximos formandos possam sim dizer que saíram daqui com completa satisfação.

E Lembranças: essas sim, ficarão sempre na memória, começando em 2005, quando, por algum motivo resolvemos nos inscrever para o processo seletivo da EAFST, e no dia 20 de dezembro daquele ano que fizemos a prova de seleção. Foi neste dia, que fomos “batizados” e batemos nossas primeiras continências.

Fizemos a matricula e, no dia 1º de fevereiro de 2006, chegamos aqui, com todas aquelas bolsas.

Quando chegamos, não conhecíamos quase ninguém, e foi a partir deste momento que tivemos que aprender a nos virar sozinhos.

Os primeiros dias foram difíceis, éramos novatos. Foram muitas caximbações, na escola e em Barracão. Muitas continências, muitos quartos lavados, muitos biscoitos perdidos, muita roupa lavada... contudo, apesar de todas as vezes que alguns de nós pensamos em desistir, nós superamos os obstáculos. E tenho certeza, de que a maioria de nós, considera 2006 o melhor ano que passou na EAFST.

Em 2007, já estávamos acostumados com o ambiente escola. Nos tornamos veteranos, podíamos andar aonde quiséssemos, sentarmos em qualquer mesa do refeitório e é lógico, podíamos caximbar, e quanto caximbamos.

Porem, neste ano nem tudo foram flores. Algumas pessoas deixaram de conversar e algumas brigas aconteceram, talvez pelo fato de nos conhecermos melhor e sofrer de um grande mal do ser humano, não saber lidar com as diferenças.

Chegamos este ano, cheios de disposição, pois agora já estávamos no 3º ano, prestes a nos formar, a entrar no mercado de trabalho.

Durante esse ano, muita coisa aconteceu. Logo no começo, toda nossa turma se juntou para abrirmos a “barraquinha”.

Também participamos de um processo eleitoral, no qual seria escolhido o diretor da escola, e boa parte de nossa turma, se uniu e optou pelo que acharíamos melhor, pena, que por uma questão de matemática, nosso candidato não ganhou. Talvez, seja por isso, por nossa escolha nas eleições, que agora estamos tendo nossa formatura a esse horário, pelos míseros quatro convites por formando para o almoço, o motivo dos alojamentos fecharem às 14 horas, não tendo as pessoas aonde ficarem. Mais isso é o de menos, o que importa é que estamos aqui.

Enfim, sempre nos lembraremos das brigas, tristezas, dificuldades e claro, dos olhares, dos abraços, dos sorrisos, das festas, das músicas, jogos, brincadeiras, conselhos, caronas, favores e é claro, das colas.

Amigos, estamos aqui, no momento mais esperado e mais temido dos últimos anos, o momento das recordações, afinal, o que até agora era realidade, a partir de manhã será lembrança.

Todavia, apesar da saudade que se ascende a cada palavra, sabemos que esta solenidade é uma conquista, é nossa vitória. Estamos aqui e agora concretizando nossas projeções, a realização dos nossos sonhos. E, retribuindo com satisfação o esforço e a confiança em nos depositados. Finalmente, podemos dizer: somos adultos, cidadãos e profissionais que ousam um novo desafio:

A Formação Superior

Guilherme Loriato Potratz

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Me sinto a pior pessoa do mundo por usar uma pessoa que gosta de mim para tentar esquecer algo que na verdade não quero esquecer.
Seu olhar me transmite paz, sinceridade e confiança, são como espelhos de sua alma. Seu sorriso me alegra, transmite felicidade, é como se fosse o sol de todas as manhãs. Sua ausência me faz mal, ficar longe de ti é difícil, desanimo de tudo, me falta brilho nos olhos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Felicidade?

Como posso ser feliz em um mundo aonde não posso ser eu mesmo, em um mundo em que por mais liberdade que eu tenha ainda estou preso dentro de mim mesmo. Como posso estar bem sendo eu?
O mais raro dos cristais de nada vale se não for bem lapidado.

Caminho errado

Em busca da felicidade encontrei dois caminhos, o mais fácil e o mais difícil. Assim como a maioria das pessoas escolhi o mais fácil.
Me enganei, cheguei aonde não gostaria de ter chegado. Agora estou fardado a sofrer, a ser infeliz, pois não sei se há um caminho de volta.
As veses gostaria que meus olhos fossem negros como a noite sem luar, pois a transparência deles muitas veses mostra o que não gostaria que as pessoas vissem.

Sorrisos

Uma vez me disseram que uma das maiores virtudes do ser humano é estar com um sorriso na cara quando mais sente vontade de chorar. Gostaria de ser assim, nos meus momentos de choro gostaria de poder sorrir, mesmo que por dentro estivesse destroçado.

Felicidade X Tristeza

Sempre ouço as pessoas dizerem que momentos bons duram pouco, porém duram o tempo necessário para que sejam inesqueciveis. Realmente, esses poucos momentos se tornam inesqueciveis, tanto pela felicidade que proporcionaram quanto pela dor e pela tristeza de terem se acabado.